NOTÍCIAS

13/09/2018

Reposição de estoque

Já pensou se o seu cliente quisesse comprar algo que não tem no estoque por falta de controle e reposição de mercadorias? Uma situação complicada que pode te fazer perder aquele cliente fiel, e temos certeza que não é isso que você quer.

Apesar disso, o controle de reposição de estoque é uma atividade complicada, mas fundamental para qualquer negócio, seja para produção ou para venda. Afinal, uma padaria sem pães porque a farinha acabou ou uma farmácia sem remédios é prejuízo na certa. Além disso o controle deve ser feito de acordo com a demanda, para evitar gastos excessivos e giro de capital.

Para modelos de recorrência, os quais as vendas são repetidas mês a mês, a renovação de estoque ocorre com intervalos fixos. Porém quando há grande variação parcerias com fornecedores garantem reposição rápida ou, apesar de arriscado, realizar pedidos com base nas médias de vendas dos meses ou semanas anteriores. Avalie qual é a melhor estratégia de acordo com a necessidade de reposição da sua empresa.

Tenha sempre um “estoque mínimo” que assegura uma reserva técnica caso ocorra algum imprevisto ou aumento de demanda. Defina também o “ponto de pedido” que é o momento que um novo pedido deve ser feito ao fornecedor. Já que definiu o “estoque mínimo”, defina o “estoque máximo” para saber o quanto deve ser solicitado do fornecedor na próxima compra.
Outro ponto importante é que toda a empresa deve estar relacionada com o estoque. O comercial deve garantir o registro das saídas, e compres deve estar sempre atenta ao controle de estoque para garantir que novos produtos cheguem a tempo.

E para que tudo isso funcione em sua totalidade, sem perda de dados importantes, a tecnologia pode auxiliar integrando os processos de venda, controle de estoque, compras e financeiro para facilitar o fluxo dos dados de forma precisa e assegurar que não falte mercadorias, como a farinha do nosso pãozinho de cada dia.

Acerte no controle de estoque com os softwares da Chart Sistemas totalmente integrados com todos os setores da sua empresa voltados para diversos segmentos como comércios e alimentação.

23/08/2018

Gestão de processos para pequenas empresas

Quer gerar valor para seu negócio? Faça uma boa gestão de processos. Com ela é possível otimizar e simplificar as atividades, gerando maior produtividade e ganhos financeiros ao seu negócio. E não se engane, a gestão de negócios deve fazer parte da rotina das pequenas empresas.
Segundo o estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil de 2016, a mortalidade das empresas pode ocorrer, dentre diversos fatores, pela falta de processos estruturados. A organização do fluxo de trabalho aumenta as chances de crescimento ao proporcionar melhor atendimento e melhorar a competitividade de mercado. O gestor consegur compreender o funcionamento do seu negócio ao mapear o funcionamento de cada setor, os custos, as integrações, documentações, e atuar nos gargalos desse processo para melhorar a performance do negócio continuamente.

Entendemos que investir em ferramentas tecnológicas tem um custo alto para pequenas e médias empresas, portanto, para iniciar que tal pegar um caderno e uma caneta e mapear os setores e suas atividades? Leve em consideração tudo que ocorre no dia a dia para iniciar uma modelagem avaliando os pontos que necessitam de melhorias.  Pense estrategicamente e envolva os colaboradores na execução dos processos para potencializar suas tarefas.

Ao realizar a Gestão de processos o crescimento é garantido, além disso diversos resultados promovem maior eficiência ao seu negocio:
1. Atendimento ao cliente com processos ágeis e organizados;
2. Qualidade com um processo bem definido é possível padronizar a produção;
3. Eficiência dos colaboradores que se adaptam a um ambiente de trabalho estruturado;
4. Dê adeus ao desperdício, afinal retrabalho é perda de tempo e dinheiro, com a gestão de processos as chances de erro reduzem.

E, depois de todo mapeamento, chegou a hora de encontrar os gargalos e investir certo em tecnologia acessível para seu negócio com a Chart Sistemas. Soluções perfeitas para o comércio em geral gerir seus processos de controle de estoque, caixa, financeiro, logística e vendas.

01/08/2018

Sua empresa não faz backups?

Um backup é o mesmo que nenhum! É isso aí, se você não faz nenhum, piorou! Com toda tecnologia dos dias atuais a segurança digital dos arquivos da sua empresa é essencial. Os backups permitem que os empreendedores tenham confiança caso algum hardware ou software seja corrompido e os registros possam ser recuperados.

Com o avanço da computação em nuvem as facilidades são maiores ainda, pois você pode realizar e acessar os backups de qualquer lugar do mundo, é mais veloz, acessível e com menos custos de implementação e manutenção.

O grande risco de não ter mais de uma cópia de backup é quando os arquivos são deletados acidentalmente. Acontece frequente a perda desses dados por não obedecer a processos de trabalho adequados e estratégias de backup. Além disso vírus e Malwares podem afetar seu sistema e corromper dados levando até a perda total dos seus arquivos, e ainda roubar dados. Falhas de energia que desligam o equipamento repentinamente também podem danificar os hardwares como discos rígidos e outros elementos que dificultam a recuperação de dados.

Independentemente do tamanho do seu negócio e da complexidade de informações seu sistema está sempre exposto a danos que podem comprometer a integridade de dados por algum tipo de falha. Portanto, faça uso de dispositivos e recursos tecnológicos para automatizar as rotinas de backups garantindo uma empresa segura. Conte com a automatização de sistemas da Chart com tecnologias seguras que não comprometam seus dados.

19/07/2018

Como melhorar o controle de entradas e saídas do meu negócio?

Você tem um negócio? Então tem receitas e despesas, ou créditos e débitos, ou até mesmo ganhos e gastos. Não importa como chamamos, mas sim que é imprescindível conhecer todas as movimentações financeiras e registrá-las para organizar o fluxo financeiro da empresa. Com o Plano de contas o gestor consegue administrar todos os dados registrados e tomar decisões assertivas que envolvam a saúde financeira da instituição.

O Plano de contas é baseado na categorização através de um sistema das despesas e receitas de maneira organizada e de fácil entendimento dos resultados do negócio. Classifica-se os registros financeiros de acordo com a natureza, o motivo e o impacto na loja, através de níveis divididos em grupos e subgrupos.

Na prática podemos exemplificar com o Grupo: Despesa com pessoal, e subdividi-lo em: Salário, Horas extras, Comissões, Benefícios, etc. Cada registro deve ser realizado de maneira detalhada. Deve abranger as despesas fixas (como gastos operacionais, funcionários, marketing) e temporárias (investimentos, comissões, imprevistos). Com isso, torna-se possível fazer um levantamento para balanço e organizar a forma de indicar os resultados da sua empresa.

Com a Chart Automação diversos serviços estão a sua disposição e adaptados ao seu negócio e a realidade da tecnologia do mercado para gerar informações que permitem um melhor processo de decisão e um gerenciamento pleno das despesas e receitas do seu negócio.
 

05/07/2018

Você está por dentro das mudanças da emissão de Notas Fiscais com a NF-e 4.0?

A partir de 2 de agosto o novo padrão de validação das notas estará em funcionamento para aqueles que vendem produtos (bens e mercadorias). A NF-e 4.0 possui regras diferentes da versão anterior (NF-e 3.10) e o arquivo XML terá uma nova organização. Segundo a Nota Técnica NT_2016_002_v1.00 disponibilizada pela SEFAZ (Secretaria de Estado de Fazenda) o documento fiscal terá novo formato e o padrão anterior não serão mais validadas pelos órgãos a partir da data prevista. Os empreendedores devem se atentar a utilização de sistemas emissores de Nota Fiscal confiáveis e que estejam atualizadas até a data da mudança. Se a empresa não migrar para a versão NF-e 4.0 estará irregular e descoberta de nota fiscal.

A mudança principal está na adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, eliminando o uso do protocolo SSL como padrão de comunicação, promovendo maior segurança ao processo. O SSL (Secure Sockets Layer – Protocolo de Camada de Segura) e seu sucessor TLS (Transport Layer Security – Segurança da Camada de Transporte) são protocolos de criptografia projetados para internet, que permitem a comunicação segura entre um computador e um servidor, para a utilização de serviços como email, navegação por páginas, utilização de aplicativos de banco, pagamentos via internet e outros tipos de transferência de dados, como emissão de NFe.

Estão previstas mudanças em regras de validação, campos de FCP (Fundos de Combate à Pobreza), campo indicador de formas de pagamento entre outras exigências. Sendo assim, cerca de 1,3 milhões de empresas emissoras de NF-e no Brasil terão que se adaptar ao novo sistema. Portanto, nada melhor que contar com a Chart Sistemas para evitar problemas fiscais com a atualização das plataformas para o novo modelo da NF-e 4.0.

Assine o RSS

Assine o RSS da Chart e fique ligado sobre as atualizações do site.

Assine o rss

Clientes Chart Sistemas

Carbonara PizzariaLocamedAEAPatio SavassiOuro Minas HotelMundo dos EsportesTribeca Moda MasculinaFiorita JoiasBetim BorrachasInti MisticaBuona TavolaPro AdventureCozinha da RoçaLa Taberna Tapas y PaellasLeve Minas EmporioMotel LemonRede Moteis BHSeasons MotelForest HillsCoop. Agropecuária Vale do Rio DoceCMR TratoresPassus CalçadosNobileTripp AventuraClube Recreativo Dom Pedro llA ButequeriaLa Farina PizzariaEnxovais Monte santoDiniz PneusRecoderAslemgEst-Est-EstOptical ExpressTecnominasClube PinheirosPampulha Iate ClubeCruzeiro
Conheça os Produtos ChartSeja um ParceiroFábrica de Software Chart