NOTÍCIAS

23/10/2018

Prepare-se para a Internet das coisas

A Internet das coisas é o futuro! Se você ainda não ouviu falar sobre o assunto está na hora de aprender e pensar no valor que a tecnologia pode agregar ao seu negócio. No Vale do Silício, polo das indústrias de tecnologia, a expressão Internet of Things (IoT)) já é conhecida há alguns anos, mas faz pouco tempo que vem sendo pensada no Brasil no campo dos negócios.

A internet das coisas designa uma geração de dispositivos ligados à internet, desde aparelhos domésticos como geladeiras que indicam a falta de algum alimento, acessórios pessoais como as famosas caixinhas de som, carros, e máquinas industriais. A variedade de produtos e serviços ligados a Internet das Coisas é ainda imaginável.

No ambiente corporativo, já se fala sobre a Terceira Evolução Industrial, já que uma nova era de integração está tomando forma. As empresas que conseguirão levar vantagem sobre a outra deverão reunir dados coletados pelos dispositivos inteligentes, analisa-los e processá-los para melhorar a vida dos usuários. Isso mesmo, a Internet das Coisas poderá melhorar os processos com as informações recolhidas ao aplicar soluções da linha de montagem até a usabilidade do consumidor final.

A Internet das coisas nos negócios poderá transformar o seu negócio com diversas vantagens, entre elas:
. Relacionamento com o cliente: Produtos inteligentes tendem a facilitar o uso, portanto, aumentam a interação e a satisfação do usuário com o produto.
. Expansão do BIG DATA (grande volume de dados): Sensores e inteligência artificial são uma combinação perfeita para produzir dados de maneira constante, entendendo o comportamento dos usuários e facilitando a usabilidade.
. Automação: Aumenta a produtividade e elimina processos com soluções digitais simples.
. Transformação do negócio: Otimiza a empresa e encontra novas oportunidades, como a redução de custos de manutenção através de monitoramento digital.
. Robôs, máquinas, sensores e conectividade permitirão que novos modelos de negócios passem a existir, e velhos modelos deverão pensar em novas sinergias para complementar e aperfeiçoar o que já antes de entrar em crise quando a Internet das Coisas bater na porta do negócio.

Você já pode ir preparando seu negócio para a Internet das Coisas com os sistemas totalmente integrados da Chart Sistemas. 

10/10/2018

O que são e como usar os indicadores de desempenho?

Antigamente como era medido o desempenho da sua empresa? Na maioria dos negócios, calculava-se a diferença entre o investimento e o lucro obtido. Hoje é imprescindível buscar ferramentas de gestão mais eficientes para reduzir os custos, investir na medida certa e tornar seu empreendimento mais competitivo. Nesse cenário, a profissionalização estratégica considera outras variáveis conhecidas como Indicadores de Desempenho – KPIs, a fim de acompanhar os processos e aprimorar as tomadas de decisão de forma assertiva. Mas afinal, o que são os Indicadores e para que servem?

Os KPI’s são mecanismos que permitem mensurar a eficiência e a qualidade dos processos facilitando a identificação de:
• Metas alcançadas;
• Emprego de recursos com eficiência;
• Falhas de processo.

Para que os Indicadores de desempenho funcionem e auxiliem no aperfeiçoamento da gestão do seu negócio é necessário analisar previamente de acordo com dados anteriores da sua empresa e com as metas estipuladas para assim verificar quais s pontos que mais influenciam nos seus resultados. Portanto, os indicadores são uma base de informações claras e objetivas para nortear as ações de gestão da empresa.

Para usar os indicadores de forma proveitosa é necessário entender suas funções e acompanha-las de acordo com as estratégias do negócio. Assim, define-se quais os KPIs mais adequados para cada meta, como exemplo aumentar vendas, otimiza a logística, melhorar o reconhecimento da marca, tornar os processos eficientes, entre outros. O ideal é dividir os indicadores em categorias:

Estratégia – Inclui indicadores que trazem lucratividade ao negócio através de das metas de médio e longo prazo;

Processos – Indicadores que avaliam os processos interno e a performance da infraestrutura.

Além disso, o perfil da empresa deve ser levado em consideração pois cada setor busca resultados distintos, por exemplo, uma empresa e-commerce tende a buscar métricas relacionadas a marketing e logística.  No fim, os resultados devem ser filtrados a partir da definição de objetivos básicos e utilizados de modo estratégico e inteligente.

Todo negócio deve investir em soluções de TI para análise mais precisa dos dados como os sistemas de gestão integrados, que além de segurança e agilidade no processo, a integração possibilita identificar resultados de setores de modo interligado, como é o caso do marketing, que necessita conhecer as demandas e carências de vendas para atuar com as estratégias ideais.

Quer saber mais sobre os Indicadores de Desempenho? Entre em contato com a Chart Sistemas e conheça nossas soluções personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio. 

25/09/2018

Lucre mais com a gestão de custos

Sem uma boa gestão de custos é impossível administrar um negócio, afinal como reconhecer os custos de produtos ou serviços e estabelecer o que é realmente rentável? Dominar e controlar os gastos auxilia o gestor estipular o preço final e gerenciar o financeiro. Deixar de lado a gestão dos custos acarreta prejuízos e perda de oportunidades.

Os custos são todos os investimentos realizados pela empresa para seu negócio funcionar. Envolve, portanto, a relação de custos da energia elétrica à mão de obra, para assim, conhecer a margem de lucro possível do seu negócio. Além disso com essas informações é possível reconhecer quais produtos/serviços podem ser vendidos mais caros, e quais podem ser lucrativos pelo volume de vendas.
Os principais objetivos da gestão de custos são:
1. Reconhecer os gastos e as receitas das atividades da empresa;
2. Auxiliar no controle, estratégias e tomadas de decisões.
3. Diminuir os riscos ao reconhecer a dinâmica dos custos;
4. Precificar de maneira competitiva;
5. Redução nos gastos ao registrar e analisar os desperdícios;
6. Aumento de lucratividade eliminando os gastos desnecessários.

Portanto, seja qual for o seu negócio, a precificação dos seus produtos ou serviços está diretamente relacionado aos gastos da sua empresa, e não alinhar as entradas, saídas e custos podem levar a empresa à falência.

Não investir em tecnologia pode ser um erro para a gestão de custos do seu negócio, afinal, os softwares armazenam todos os dados de forma segura e integram com todos os setores relacionados aos custos finais dos produtos ou serviços. Invista nos softwares da Chart Sistemas para coletar informações de forma precisa e obter resultados lucrativos.

13/09/2018

Reposição de estoque

Já pensou se o seu cliente quisesse comprar algo que não tem no estoque por falta de controle e reposição de mercadorias? Uma situação complicada que pode te fazer perder aquele cliente fiel, e temos certeza que não é isso que você quer.

Apesar disso, o controle de reposição de estoque é uma atividade complicada, mas fundamental para qualquer negócio, seja para produção ou para venda. Afinal, uma padaria sem pães porque a farinha acabou ou uma farmácia sem remédios é prejuízo na certa. Além disso o controle deve ser feito de acordo com a demanda, para evitar gastos excessivos e giro de capital.

Para modelos de recorrência, os quais as vendas são repetidas mês a mês, a renovação de estoque ocorre com intervalos fixos. Porém quando há grande variação parcerias com fornecedores garantem reposição rápida ou, apesar de arriscado, realizar pedidos com base nas médias de vendas dos meses ou semanas anteriores. Avalie qual é a melhor estratégia de acordo com a necessidade de reposição da sua empresa.

Tenha sempre um “estoque mínimo” que assegura uma reserva técnica caso ocorra algum imprevisto ou aumento de demanda. Defina também o “ponto de pedido” que é o momento que um novo pedido deve ser feito ao fornecedor. Já que definiu o “estoque mínimo”, defina o “estoque máximo” para saber o quanto deve ser solicitado do fornecedor na próxima compra.
Outro ponto importante é que toda a empresa deve estar relacionada com o estoque. O comercial deve garantir o registro das saídas, e compres deve estar sempre atenta ao controle de estoque para garantir que novos produtos cheguem a tempo.

E para que tudo isso funcione em sua totalidade, sem perda de dados importantes, a tecnologia pode auxiliar integrando os processos de venda, controle de estoque, compras e financeiro para facilitar o fluxo dos dados de forma precisa e assegurar que não falte mercadorias, como a farinha do nosso pãozinho de cada dia.

Acerte no controle de estoque com os softwares da Chart Sistemas totalmente integrados com todos os setores da sua empresa voltados para diversos segmentos como comércios e alimentação.

23/08/2018

Gestão de processos para pequenas empresas

Quer gerar valor para seu negócio? Faça uma boa gestão de processos. Com ela é possível otimizar e simplificar as atividades, gerando maior produtividade e ganhos financeiros ao seu negócio. E não se engane, a gestão de negócios deve fazer parte da rotina das pequenas empresas.
Segundo o estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil de 2016, a mortalidade das empresas pode ocorrer, dentre diversos fatores, pela falta de processos estruturados. A organização do fluxo de trabalho aumenta as chances de crescimento ao proporcionar melhor atendimento e melhorar a competitividade de mercado. O gestor consegur compreender o funcionamento do seu negócio ao mapear o funcionamento de cada setor, os custos, as integrações, documentações, e atuar nos gargalos desse processo para melhorar a performance do negócio continuamente.

Entendemos que investir em ferramentas tecnológicas tem um custo alto para pequenas e médias empresas, portanto, para iniciar que tal pegar um caderno e uma caneta e mapear os setores e suas atividades? Leve em consideração tudo que ocorre no dia a dia para iniciar uma modelagem avaliando os pontos que necessitam de melhorias.  Pense estrategicamente e envolva os colaboradores na execução dos processos para potencializar suas tarefas.

Ao realizar a Gestão de processos o crescimento é garantido, além disso diversos resultados promovem maior eficiência ao seu negocio:
1. Atendimento ao cliente com processos ágeis e organizados;
2. Qualidade com um processo bem definido é possível padronizar a produção;
3. Eficiência dos colaboradores que se adaptam a um ambiente de trabalho estruturado;
4. Dê adeus ao desperdício, afinal retrabalho é perda de tempo e dinheiro, com a gestão de processos as chances de erro reduzem.

E, depois de todo mapeamento, chegou a hora de encontrar os gargalos e investir certo em tecnologia acessível para seu negócio com a Chart Sistemas. Soluções perfeitas para o comércio em geral gerir seus processos de controle de estoque, caixa, financeiro, logística e vendas.

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